Quem somos
Pioneiro da criação de escargots no Brasil, o Eng.Agr. Carlos Alberto da Fonseca Funcia aclimatou reprodutores de escargots da espécie Helix aspersa maxima (Gros-Gris) adaptou métodos franceses e italianos de criação de escargots em confinamento, de forma sustentável, visando a implantação de uma industria para o fornecimento de carne ao mercado brasileiro.
Estabelecido em propriedade rural familiar, em Piracaia/SP, a dedicação à criação de escargots teve início em 1979. Nos primeiros anos o abate dos escargots era feito em bases "domésticas". Cursos de formação e de especialização feitos na França por Celina A. Gutierrez que dirige as operações da fábrica, permitiram implantar na Helix os mesmos métodos e processos de abate bem como os controles sanitários e de higiene internacionais (HACCP) exigidos dos produtores artesanais franceses.
Em 2004, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo aprovou o início das operações artesanais da fábrica de conservas Helix , de onde saem os melhores escargots produzidos no Brasil.
Em 2016 inicia-se o processo sucessório com a incorporação de Thais da Silva Funcia aos trabalhos da fábrica, vislumbrando novos, mais dinâmicos e promissores tempos.
"Escargots andam devagar mas nunca para trás."
fala da
A fábrica de conservas Helix teve seu início em 2004, devidamente aprovada e considerada modelo pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo . O processo de transformação dos escargots em carne de 1a. qualidade é o mesmo adotado na França por produtores artesanais.
​
Os escargots utilizados pela Helix são da espécie Helix aspersa máxima, criados em cativeiro pela própria Helix e por criadores parceiros.
​